0 VIDA DE ADOLESCENTE

Garotos, isso é um problema na vida de uma adolescente.Pais proibindo aquelas festinhas? Outro caos da vida.Em modo geral,adolescência é assim mesmo, passamos por várias barreiras, mais depois, com certeza superamos.vai ser tão bom quando ficarmos velhinhos e lembrarmos do que fomos quando tínhamos lá nossos 15 anos.Amadurecer é uma arte, a vida é uma arte.Temos que aprender a lidar com isso, temos fases em nossas vidas, sendo ruins ou não, a adolescência é uma das melhores fases de nossas vidas.






Falar de uma coisa pela qual ainda não passei , parece não ser tão fácil , mais porque não tentar?A vida toda é uma arte, temos todos os tipos de arte , aquelas maravilhosas, que demonstram alegria, e aquelas nas quais nos demonstram tristezas.Adolescentes criam casos, os pais não entendem.Queremos um pouco de liberdade, de apoio,de curtir.Mas , pais e mães não entendem.Parece ser egoísmo deles, já que viveram sua adolescência, fizeram de tudo e na nossa vez eles não querem deixar nos fazer também.Eles temem que erremos os mesmos erros que eles cometeram, antes de criticá-los , vamos parar pra pensar.Seremos iguais a eles quando virarmos pais?

                                        ETAPAS DA VIDA DE UMA ADOLESCENTE


A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura.







A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas… como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos! No adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.






Vejamos, pois, em que consiste a adolescência e o que é a maturidade; quais são as mudanças que os adolescentes costumam sofrer, bem como as fases pelas quais vão passando, para podermos ter atitudes positivas que favoreçam a superação dessa crise.






O caminho básico que os pais devem seguir é o da compreensão, com o devido respeito e carinho que merece cada um dos adolescentes.






A adolescência é este período no qual uma criança se transforma em adulto. Não se trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser, de uma evolução da personalidade.






ALTERAÇÕES QUE SUCEDEM NAS DIFERENTES ETAPAS DA ADOLESCÊNCIA






a) A puberdade ou adolescência inicial (11 a 14 anos)






- Nasce a intimidade (o despertar do próprio “eu”).






- Crise de crescimento físico, psíquico e maturação sexual.






- Não há ainda consciência daquilo que se está a passar.






- Conhece pela primeira vez as suas limitações e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas.






- Desequilíbrio nas emoções, que se reflecte na sensibilidade exagerada e na irritabilidade de carácter.






- “Não sintoniza” com o mundo dos adultos.






- Refugia-se no isolamento ou no grupo de companheiros de estudo, ou integra-se num grupo de amigos.






Ajudas positivas:






- Conhecer bem cada adolescente, os seus pontos fortes, as suas fraquezas, amizades, etc.






- Revelar-lhe como é, o que lhe está a suceder e que sentido têm as mudanças que está a sofrer.






- Que conheça as suas limitações e as suas possibilidade.






- Ajudá-lo a esclarecer o que é a autêntica liberdade, distinguindo-a da libertinagem.






- Que desenvolva a virtude da fortaleza, para que possa fazer por si mesmo esforços pessoais.






- Fomentar a flexibilidade nas relações sociais.






- Sugerir actividades que lhe permitam estar ocupado.






- Que reflicta nas influências negativas do ambiente, especialmente nas que derivam da manipulação publicitária e nas que motivam condutas sexuais desordenadas.






B) A adolescência média (13 a 17 anos)






- Do despertar do “eu” passa-se à descoberta consciente do “eu”, ou da própria intimidade. A introversão tem agora lugar, pois o adolescente médio precisa de viver dentro de si mesmo.






- Aparece a necessidade de amar. Costumam ter imensas amizades. Surge o “primeiro amor”.






- A timidez é característica desta fase. Medo da opinião alheia, motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros.






- Conflito interior ou da personalidade.






- Comportamentos negativos, de inconformismo e agressividade para com os outros. Causados pela frustração de não poderem valer-se por si mesmos.






Ajudas positivas:






- Guiá-los para que adaptem as suas condutas às aspirações mais nobres e íntimas que descubram dentro de si.






- Que saibam desmascarar as manipulações publicitárias e as do meio ambiente, especialmente as do consumismo e tudo aquilo que não lhes permita meterem-se dentro de si mesmos e reflectir.






- Que aprendam a procurar o silêncio, para que, sem medo, possam conhecer-se a si mesmos – a pensar e a reflectir – e descobrir as suas mais profundas aspirações e fazer propósitos com decisão.






- Colaborar com eles para que descubram o valor e o respeito pela intimidade.






- Que se esforcem por pensar e reflectir com rigor, evitando a superficialidade.






- A paciência e o amor, unidos a uma suave firmeza, são os recursos para libertar o jovem da esfera das suas impertinências.






- Evitar os enfrentamentos violentos. Permitir-lhe que se acalme perante as suas reacções violentas.






- Manter a serenidade a todo o custo, para poder dialogar com ele.






C) A adolescência superior (16 a 22 anos)






- Começa a compreender-se e a encontrar-se a si mesmo e sente melhor a integração no mundo onde vive.






- Apresenta um significativo progresso na superação da timidez.






- É mais sereno na sua conduta. Mostra-se menos vulnerável às dificuldades.






- Tem maior autodomínio.






- É a época de tomar decisões: futuro, estudos…






- Começa a projectar a sua vida.






- Estabelece relações mais pessoais e profundas.






Ajudas positivas:






- Que aprendam a escutar e a compreender os que pensam de forma diferente da deles ou do seu pequeno grupo, mas que não abdiquem das suas ideias ou princípios.






- Que reflictam constantemente sobre os pontos de vista que são contrários aos seus, sabendo interpretá-los adequadamente.






- Que saibam suportar as contrariedades que qualquer responsabilidade implica, seja própria ou perante os outros.






- “Querer é poder”. Que se convençam de que não é possível conseguir mais se não nos propomos seriamente a isso.






Tópicos para lidar com um adolescente:






- Mostra-lhe sincera amizade.






- Estabelece uma comunicação baseada no respeito, na confiança e na oportunidade.






- Tem sempre muita compreensão.






- Aprende a escutá-los.






- Não te canses de os animar.






- Exige suavemente, mas com firmeza.






- Compartilha dos seus projectos.






- Mede bem aquilo que lhe vais exigir.






- Mantém-te firme nas decisões que se tiverem tomado.






- Cede nas coisas de pouca importância.


 

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